header top bar

George Wagner

section content

O melhor é viver em família

30/07/2010 às 11h18

Aperte este laço!

Ao definir família como "Pessoas aparentadas que vivem em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos"; ou ainda "pessoas do mesmo sangue" Aurélio Buarque pretendeu relacioná-la com sua função social e biológica.

Já para os sociólogos Wilfred Anderson e Frederick Parker:

"A família é a instituição primária das sociedades. Entre suas principais funções podemos citar: a reprodução biológica, o sustento econômico, a socialização e a educação, e a transmissão de propriedade e cultura."

Apesar de todos os aspectos apresentados, a família traz um sentido muito maior e profundo quando observada sob outros pontos de vista, pois como seres eternos que somos, acima de tudo, a família é o instrumento que impulsiona o nosso processo de aperfeiçoamento moral no planeta Terra.

Origem Divina
Segundo Emmanuel o instituto doméstico, ou seja, a família, é uma organização de origem divina, em cujo seio encontramos os instrumentos necessários ao nosso próprio aprimoramento para a construção de um Mundo Melhor.

Dessa forma não devemos pensar na organização familiar exclusivamente nos aspectos sociais, materiais ou biológicos, mas como uma fonte de educação moral e espiritual que vai além desta vida, como sendo nossa oportunidade fundamental de evolução e pelo desenvolvimento da afetividade e do amor para atingir a dimensão da família universal.

Mas, o que é família universal?
Todos nós sabemos o significado de família porque é o que estamos buscando sempre quando participamos de uma comunidade, seja ela de qual tipo for; quando fazemos parte de encontros ou grupos religiosos ou até mesmo quando descobrimos um grupo afim de amigos, os quais compartilham de desejos e virtudes semelhantes às nossas.
 

Isso tudo pode ser entendido como uma família.
 

E, quanto mais nos envolvemos com outras pessoas de outras famílias, mais vamos descobrindo sobre nós mesmos e criando mundos diferentes ao nosso redor que podem explicar nossos comportamentos e nos ajudar a entender nossa condição de humanos imperfeitos, mas que buscam a evolução constante, justamente pelo fato de desejarmos ser melhores em tudo sempre.
 

Essa mistura de famílias que acontece quando vivemos em sociedade, além de nos encaminhar para a evolução, nos sugere outra idéia: a da família universal que somos. A partir do momento em que entendermos que, no fundo, todos nós somos um e que estamos aqui de passagem, para aprendermos a conquistar e a perder; seremos mais felizes, livres de amarras, capazes de amar verdadeiramente o outro o aceitando como ele realmente é de forma incondicional.
 

Primeira oportunidade
A nossa família consangüínea apresenta a nossa primeira oportunidade de exercitar o aprendizado do amor ao próximo como a si mesmo, lei que regula as relações espirituais superiores.

Com a família aprendemos:

– a integração consigo mesmo;
– a integração com o próximo; e
– a integração com Deus

Assim, a família desempenha um papel fundamental, primeiro como veículo de educação do Espírito que experimenta na infância uma oportunidade de redefinir seus valores pessoais, seus pensamentos e hábitos para com a vida.

Muito mais
Há no homem algo a mais, além das necessidades físicas e a vivência do amor verdadeiro, que começa no ambiente familiar. O carinho, a amizade, a solução de conflitos e o diálogo franco e aberto são instrumentos divinos que no ambiente doméstico que estabelecem o progresso espiritual.

Exercita-se o perdão, a compreensão, o silêncio, a cooperação, o respeito e a liberdade porque há no homem a necessidade de progredir, e os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam o primeiro. Assim Deus quis que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos.

PORTANTO, O MELHOR É VIVER E CRESCER EM FAMÍLIA!
APERTE MAIS ESSE LAÇO!

Laços de Família
Grupo Acorde

Quantas pessoas sofrem
Por não ter ninguém do seu lado
Quantos casais se perdem no vazio
Por estarem separados
E deixam-se levar nos desatinos
E sentem falta do Amor
Olham pra si e vêem que estão sofrendo
Não sabem como suportar a dor
Bom é você Abraçar seus Familiares
No aconchego amigo
Bom é você chegar no Lar Contente
Do Sorriso fazer um Abrigo
Ame sua Família
Mesmo que nela
Exista alguém que lhe magoou
Aproveite o momento de esclarecimento
No Futuro se colhe o que Semeou
É hora de apertar os Laços da Família com Amor
Ligando todos Felizes na mesma União
No pulsar de um só Coração
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: