header top bar

Rodrigo Limeira

section content

Cajazeiras registrou chuvas abaixo da média

09/08/2016 às 21h44 • atualizado em 14/08/2016 às 16h00

Aesa prevê chuvas rápidas em áreas da faixa litorânea

Cajazeiras registrou chuvas abaixo da média na estação chuvosa de 2016

Por Rodrigo Cézar Limeira
As chuvas ficaram abaixo da média na maioria dos munícipios do semiárido da Paraíba em 2016. Dos cerca de 140 municípios que compõem o cariri, sertão e alto-sertão do estado, em cerca de 130 municípios foram registrados índices pluviométricos abaixo da média.

Cajazeiras no alto-sertão da Paraíba tem precipitação média anual de 957 mm, de acordo com o Portal “Climate Data.org”, que é um portal de Meteorologia vinculado ao Instituto de Meteorologia da Inglaterra. O referido site informa dados de classificação climática, temperatura média anual, temperatura média mensal, precipitação média anual e precipitação média mensal de qualquer cidade do mundo.

A cidade registrou entre os dias 01 de Janeiro e 31 de Maio de 2016, 815 mm de chuva, sendo que 918 mm foram registrados no posto pluviométricosituado dentro da cidade, e 712 mm de chuva foram registrados no posto pluviométrico situado na Lagoa do Arroz, dados obtidos dia 09 de Junho diretamente do site da AESA.

De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), deve-se fazer a média aritmética dos dadospara se determinar o índice pluviométrico do munícipio, ou seja: (918 + 712)/2 = 815mm.

Previsões de estudioso se confirmaram
De acordo com o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, a estação chuvosa do semiárido do estado começaria entre 10 e 20 de Março, e terminava na segunda quinzena de Abril,previsões que se confirmaram.Além disso, o estudioso também previu no início desse ano, uma estação chuvosa com chuvas isoladas, mal distribuídas e abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido da Paraíba, com um ano ruim para a agricultura, e com pouco armazenamento de água na maioria dos grandes açudes que abastecem cidades do cariri, sertão e alto-sertão do estado, previsões que também se confirmaram.

Rodrigo Cézar Limeira é
*Formado em Física pela Faculdade Chaffic – São Paulo/SP – 2012, e Físico do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste) de Julho de 2012 a Março de 2015, coordenando o Espaço Energia(Museu de Eletricidade da Energisa) em Sousa/PB, e desde Dezembro de 2015 é consultor meteorológico da empresa Federal Energia de São Paulo-SP;

*(Editor do Portal de Jornalismo Científico ‘‘Ciência em Foco‘‘) www.cienciaemfoco.com;

Palestrante e estudioso da Radioatividade na Telefonia Móvel, Eficiência Energética, Física dos Raios, Física do Aquecimento Global e Lei da Atração da Física Quântica;

*Formado em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2006;

*Mestre em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2008.

* Escritor (poeta) colunista dos Portais maispatos.com (www.maispatos.com) e Patos Metrópole (www.patosmetropole.com.br) e teve quase 200 artigos jornalísticos na área de Física publicados no site de notícias Patosonline.com. É membro da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano),e presta assessoria em “Física Aplicada ao Cotidiano” para as rádios de Patos desde 2009, e Sousa desde 2012, com 72 entrevistas já concebidas, abordando temas da Física em que é especialista como Meteorologia, Física dos Raios, Física do Aquecimento Global, Eficiência Energética, Radiatividade na Telefonia Móvel e Lei da Atração da Física Quântica. É titular da Cadeira 483 da AVBL – Academia Virtual Brasileira de Letras, Titular da Cadeira 90 do Clube dos Escritores Piracicaba, Titular da Cadeira 22 da Academia Patoense de Letras, tem poesias publicadas em 54 antologias literárias e premiadas em 64 concursos literários, além de integrar inúmeros sites de entidades literárias. É também autor de 33 artigos científicos, tendo sido pesquisador bolsista do Cnpq durante 05 anos. Também lecionou Física durante 05 anos e meio, e Matemática durante 01 ano e meio na rede estadual de ensino do estado da Paraíba.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Rodrigo Limeira

Rodrigo Limeira

Rodrigo Cézar Limeira
Formado em Física pela Faculdade Chaffic – São Paulo/SP – 2012;
Formado em Meteorologia pela UFCG – C. Grande/PB – 2006;
Mestre em Meteorologia pela UFCG – C. Grande/PB – 2008;
Físico do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste) de Julho de 2012 à Março de 2015, Editor do Portal Ciência em Foco: (www.cienciaemfoco.com) e Consultor de Clima da Empresa Federal Energia desde Dezembro de 2015.

Rodrigo Limeira

Rodrigo Limeira

Rodrigo Cézar Limeira
Formado em Física pela Faculdade Chaffic – São Paulo/SP – 2012;
Formado em Meteorologia pela UFCG – C. Grande/PB – 2006;
Mestre em Meteorologia pela UFCG – C. Grande/PB – 2008;
Físico do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste) de Julho de 2012 à Março de 2015, Editor do Portal Ciência em Foco: (www.cienciaemfoco.com) e Consultor de Clima da Empresa Federal Energia desde Dezembro de 2015.

Recomendado pelo Google: