A Centelha Divina de cada um de nós
Todos nós carregamos dentro de nosso ser uma Centelha Divina, ou seja, a presença de Deus está em tudo e em todos. Ninguém é beneficiário exclusivo dessa presença.
Sejam errantes, pecadores, deseducados, aprendizes, céticos, ateus, déspotas, arbitrários, maus e primitivos possuem o toque divino no seu âmago, ainda que não consigam ou não queiram dar-lhe o devido valor.
Seja o homem esclarecido ou não, possui força suficiente para evoluir, tem noção do amor de Deus e possibilidade de ultrapassar as suas próprias limitações. Para isso a reforma íntima: serve-lhe ela de luz para enxergar na escuridão.
Não é porque algo está dentro de uma sala escura e, portanto, não visível, que não existe. Basta que se acenda uma pequena chama e a pouca claridade consegue indicar onde está o objeto procurado. Assim é o lado bom da criatura. Todos o têm; poucos o acham com facilidade.
Melhorando a compreensão, aumentando a força de vontade e modificando o modo de ser, fazendo-o tender para o cristão, podemos descobrir a nossa capacidade amar e, com isso, sentir a centelha divina em seu âmago.
O ser humano sabe a diferença entre o certo e o errado. Tem condição de distinguir o bem do mal. Por que escolhe o errado e pratica o mal? Porque prefere ceder às suas tendências inferiores, privilegiando os prazeres materiais em detrimento dos espirituais.
Criminosos dos mais violentos e sem apego aos semelhantes possuem no seu íntimo, a noção do que fazem de errado e do mal que praticam. Criam em si teorias secundárias que tanto os ajudam no apaziguamento da consciência, atenuando-lhes o implacável remorso.
Então, se o criminoso é aquele que infringe as leis humanas, quem não o é ao transgredir no cotidiano, as normas cristãs?
Haverá o dia em que a Centelha Divina será sentida forte o suficiente em cada um, para que nós pratiquemos na íntegra, a Lei do Amor, símbolo maior da presença de Deus, na essência do ser.
Texto Extraído do livro: Fundamentos da Reforma Íntima
És filho de Deus
És filho de Deus, herdeiro do Criador
Nasceste para evoluir
Crescendo em virtudes de amor
Por mais erros que carregues
À depressão e ao desânimo não te entregues
És filho de Deus, Ele conhece a tua dor
Plantou dentro do teu coração
A semente viva do amor
Busca a luz como a semente germina
Busca a luz como a árvore que cresce
Busca a luz e verá que tudo se ilumina
És filho de Deus e possuis a Centelha Divina
Jonas Demeneghi e Liamara Nascimento
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário