header top bar

section content

VÍDEO: Projeto para castração e cuidado de animais de rua é lançado oficialmente em Cajazeiras; entenda!

Projeto "Animais do Bem" tem a proposta de capturar os animais para castrá-los e mantê-los sob os cuidados de profissionais de saúde veterinária em um canil

Por Jocivan Pinheiro

26/04/2018 às 14h56

Há vários anos, Cajazeiras vivencia um problema de saúde pública relacionado a animais, mas que até agora nada havia sido feito pela gestão municipal no intuito de amenizar ou solucionar de vez a questão. Trata-se do excesso de cães e gatos de rua.

Com o aumento acentuado do número de animais abandonados nos últimos anos e da incidência de doenças decorrentes desses animais, a iniciativa de cuidar dos bichos partiu de uma instituição privada, a Faculdade Santa Maria, que propôs parceria com a Prefeitura para castrar e cuidar dos animais.

VEJA TAMBÉM: Em Cajazeiras, veterinário alerta para alto risco de doenças por animais de rua

Nesta quinta-feira (26), a parceria deu um passo importante. Foi lançado oficialmente o projeto de extensão denominado “Animais do Bem”, cuja proposta é capturar os animais para castrá-los e mantê-los sob os cuidados de profissionais de saúde em um canil.

“Esse é mais um projeto que vem favorecer o bem estar dos animais, mas, além disso, quando a gente faz esse controle de natalidade, a gente também está promovendo saúde à população, porque nos vamos fazer um trabalho de sensibilização, um trabalho educativo na questão do cuidado responsável com os animais”, explicou Fernanda Lúcia, coordenadora de extensão e pesquisa da Faculdade Santa Maria.

Projeto “Animais do Bem” foi lançado oficialmente na Faculdade Santa Maria

No projeto, a Faculdade Santa Maria entra com a castração, a coordenação e o trabalho educativo, enquanto que a Prefeitura disponibilizará o canil e veterinários.

A parceira também evita casos extremos e ilegais como o que aconteceu no mês passado na cidade de Igaracy, no Vale do Piancó, e repercutiu internacionalmente, quando cerca de 50 cães foram sacrificados a pauladas a mando do secretário de Saúde.

“Cajazeiras vai na mão diferente do que foi Igaracy. E essa parceria público-privada faz com que ela sirva de exemplo, não só para a Paraíba, como para todo o Nordeste, de que é possível por prática ações verdadeiras para que possamos cuidar não só dos animais de rua, mas como cuidar também da população”, ressaltou o secretário de Saúde de Cajazeiras Cristóvão Pinheiro.

Projeto “Animais do Bem” foi lançado oficialmente na Faculdade Santa Maria

Para a solenidade de lançamento, a Faculdade Santa Maria convidou a médica veterinária Marideuzira Betânia, que deu uma explanação teórica e técnica visando à capacitação de veterinários para a realização de castrações químicas de cães e gatos, já que ela desenvolve na Amazônia um projeto nos moldes deste de Cajazeiras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: