header top bar

section content

VÍDEO: Autora de lei para autistas visita Cajazeiras, dá palestra e emociona o público com sua história

Berenice Piana esteve na cidade para um encontro com prefeitos da região cujo objetivo foi discutir a possível instalação do Centro Integrado da Pessoa com Autismo

Por Jocivan Pinheiro

19/01/2018 às 14h35 • atualizado em 25/01/2018 às 16h30

Nesta semana a ativista pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Berenice Piana, esteve na cidade de Cajazeiras para um encontro com prefeitos da região, que aconteceu na sede AMASP (Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba), cujo principal objetivo foi discutir a possível instalação do Centro Integrado da Pessoa com Autismo, que é um projeto de clínica-escola. Na ocasião, Berenice foi convidada a palestrar para estudantes de Psicologia e mães de pessoas com autismo, e aceitou a proposta sem cobrar nada.

A palestra aconteceu na Faculdade Santa Maria, foi aberta a toda a comunidade, lotou o auditório e emocionou o público. Caravanas de outros estados, como Ceará e Rio Grande do Norte, marcaram presença.

Sâmia Duarte, estudante de Psicologia que fez o convite a Berenice, conta que o encontro renovou as esperanças de quem, como ela, lida com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Sâmia tem um filho autista).

“Ela é uma pessoa muito receptiva, muito acolhedora, não teve custo algum pra gente. Foi um momento incrível para quem participou. O sentimento foi de esperança. Berenice com sua experiência nos renovou. A luta dela não foi fácil. Ela é uma pessoa que transformou sua dor, seu sofrimento, sua luta em vitória. Vitória e conquista para mais de 2 milhões de brasileiros”, ressalta a estudante.

VEJA TAMBÉM: Mães de Cajazeiras criam projeto para orientar sobre os cuidados com crianças autistas

Berenice Piana (agachada) durante encontro com mães de autistas da região

Lei Berenice

Militante pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, Berenice Piana é símbolo de uma luta que, graças a ela, gerou um grande resultado: a criação da Lei Berenice, que, em linhas gerais, considera a pessoa com autismo deficiente com garantias para todos os efeitos legais.

Segundo o parágrafo único da lei, aplicam-se às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo os direitos e obrigações previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, promulgados pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, e na legislação pertinente às pessoas com deficiência.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: