header top bar

section content

SAÚDE! Veja os benefícios do Ômega-3 gordura essencial para o ser humano e que previne doenças

Segundo o nutricionista, o salmão, a sardinha e o atum possuem grande concentração da substância.

Por Campelo Sousa

14/12/2017 às 11h08

O nutricionista Ricardo Resende em seu comentário no Direto ao Ponto da TV Diário do Sertão desta semana falou sobre os benefícios do ômega-3 – um tipo de gordura importante para o organismo.

“É uma gordura muito importante para o organismo que é conhecida como gordura essencial, no entanto o corpo não produz. Ou seja, nós precisamos consumi-la via alimentos”, disse o nutricionista.

Ricardo disse ainda que o consumo adequado dessa substância ajuda a evitar doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, diabetes. Por exemplo, o ômega-3 é excelente para diminuir o índice de triglicérides.

Alimentos ricos em ômega-3
O primeiro alimento que a nutricionista destaca é o peixe de águas salgadas e profundas. Segundo Ricardo, o salmão, a sardinha e o atum possuem grande concentração da substância.

Afinal, o que são os triglicerídeos?
Quando você ingere açúcar e carboidratos (pão, massas, bolos, chocolate, sorvete, frituras…), o corpo armazena essas substâncias em forma de gordura, isto é, em forma de triglicerídeos. Eles são importantes para fornecer energia ao organismo nas mais variadas atividades que você realiza ao longo do dia.

O problema acontece quando os níveis de triglicerídeos estão desregulados, o que pode ter diversas causas e, pior, gerar consequências ruins para o funcionamento do seu corpo. Níveis elevados de triglicerídeos podem estar associados a maior risco de doenças cardiovasculares, além de um maior depósito de gorduras no fígado.

Por isso, a ingestão de Ômega 3 pode ajudar a regular esses níveis, associada, é claro, à prática de exercícios físicos e à alimentação equilibrada.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: