header top bar

section content

Saiba como se prevenir de doença bucal como a que matou o cantor do grupo ex-Dominó

Idas semestrais ao dentista são importantes contra o abscesso odontogênico

Por Campelo Sousa

19/11/2017 às 09h34

Ricardo Bueno foi internado no dia 7 de outubro (Foto: Reprodução/Facebook)

O problema de saúde que teria provocado a morte do músico Ricardo Bueno, ex-integrante do grupo Dominó, é um tipo de infecção que requer muita atenção e tratamento médico adequado.

Ricardo, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, teve uma uma septicemia e abscesso odontogênico e havia sido internado em outubro.

De acordo com o cirurgião-dentista dr. Thiago Luíz Prodócimo Gedra, as causas de um abscesso variam:

— O que pode ter acontecido com o Ricardo é que ele pode ter tido uma situação não tratada. Há vários motivos possíveis para um abscesso odontogênico. Por exemplo, pode ser uma cárie profunda que tenha virado um canal. Outra hipótese é um problema gengival, que está associado com o uso incorreto ou a não utilização do fio dental. As causas podem ser diversas.

O cirurgião-dentista afirma que a maneira mais eficiente de evitar o pior é mesmo fazer visitas periódicas ao consultório odontológico.

— Não sei a fundo como foi o problema do Ricardo, mas para evitar situações assim recomendamos, é claro, as visitas periódicas ao dentista, a cada 6 meses. Desta forma o dentista faz o diagnóstico precoce e evita complicações. É importante reforçar esse tratamento preventivo, que é sempre a melhor opção. A gente vive num País onde se faz muito tratamento curativo: o paciente espera ter um problema na boca para ir ao dentista.

Outro cuidado recomendado é não demorar muito a escovar os dentes após a ingestão de alimentos, sobretudo doces.

A atenção com os dentes é tão importante que cardiologistas costumam pedir, antes de cirurgias, um bom controle da saúde bucal, devido ao problema conhecido como endocardite bacteriana, quando bactérias, muitas vezes originadas da boca, correm pelo sangue e chegam até o coração. A endocardite bacteriana pode causar a morte.

O abscesso odontogênico pode se manifestar com inchaço, dor e incômodo no dente. Numa fase mais adiantada da doença e sem o tratamento adequado podem ocorrer febre, náusea e vômito.

Tratamento

Um cirurgião-dentista pode identificar a dimensão da infecção com exames e planejar um tratamento. Geralmente é feita a drenagem do pus e uma limpeza. O paciente também terá que tomar uma medicação para evitar que a infecção volte.

O dr. Thiago reforça, no entanto, que o melhor mesmo é prevenir:

— O que se gasta com prevenção durante um ano, se você dividir durante os 12 meses do ano, dá um valor menor do que o que a gente gasta com besteira, e também menor do que pagar um tratamento para resolver um problema. O custo de uma limpeza nem se compara ao custo de um implante.

Ex-Dominó tinha 40 anos

O ex-Dominó estava internado no Hospital Hermelino Matarazzo, na zona Leste de São Paulo. Ricardo, cujo o sobronome de batismo era Phalamesca, tinha 40 anos e participou do grupo em 1995. Era uma nova formação da famosa boy band que estourou originalmente na década de 1980, com os integrantes Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues. O apresentador Rodrigo Faro veio logo em seguida, em 1992, permanecendo na banda por três anos.

Na formação de Ricardo, estava Rodrigo Phavanello, Héber Albêncio e Valmir. Juntos, eles lançaram o álbum Provocante, que vinha como single Oh! Carol, uma versão da canção do cantor, pianista e compositor norte-americano Neil Sedaka.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: