header top bar

section content

Em Sousa: hospital realiza encerramento da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança

Por Campelo Sousa

29/08/2017 às 15h28 • atualizado em 29/08/2017 às 15h44

O setor de obstetrícia e pediatria do Hospital Regional de Sousa realizou nesta terça-feira (29) o encerramento das ações sobre o “Agosto Dourado que foram realizadas durante todo esse mês. O evento contou com a presença da diretora do hospital, Apoliana Ferreira, além da enfermeira e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, Karla Kette Dias.

hospital realizou encerramento da campanha ‘Agosto Dourado’ (foto: Charley Garrido)

“Passamos todo mês com atividades e ações voltadas à importância do leite materno tanto para os bebês quanto para as mães. Oferecemos também um café da manhã onde discutimos também muitas informações principalmente a respeito do aleitamento materno e da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê”, disse Karla.

Hospital realizou encerramento da campanha ‘Agosto Dourado’ (foto: Charley Garrido)

O Congresso Nacional sancionou recentemente uma lei que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno e com isso passa a ser chamado Agosto Dourado.

Esta lei diz que no mês de agosto ações intersetoriais de conscientização e esclarecimentos a respeito da importância do aleitamento materno, serão intensificadas por meio de palestras, reuniões em comunidades, espaços públicos e divulgação na mídia, além de decorações com a cor dourada para lembrar a campanha.

Mês do Aleitamento Materno
Agosto Dourado: o mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, e que estes benefícios perduram até a vida adulta da criança, reduzindo riscos de muitas doenças.

Hospital realizou encerramento da campanha ‘Agosto Dourado’ (foto: Charley Garrido)

Benefícios do Aleitamento Materno
O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

Hospital realizou encerramento da campanha ‘Agosto Dourado’ (foto: Charley Garrido)

O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: