header top bar

section content

VÍDEO: Diocese ficou em Cajazeiras porque Sousa tinha padres casados? Professor explica essa história

Professor e historiador Chagas Amaro também destaca Padre Rolim como sendo uma figura de completa devoção aos dogmas católicos

Por Jocivan Pinheiro

20/08/2018 às 14h43 • atualizado em 20/08/2018 às 14h49

Uma vida de completa devoção aos dogmas católicos, à evangelização e à educação. Aliados a isso, depoimentos de pessoas que teriam alcançado graças por intermédio dele.

Na biografia do padre Inácio de Souza Rolim, características, relatos e fatos dessa natureza podem contribuir para que o fundador de Cajazeiras seja canonizado futuramente.

Ao recordar os primórdios da Igreja Católica em Cajazeiras, o professor e historiador Chagas Amaro destaca a figura de Padre Rolim como sendo uma personalidade bastante viável para a canonização.

“Na verdade Padre Rolim viveu como um santo, respeitosamente cuidando da igreja, da educação, uma vida simples… Tanto é que ele chegou numa época em que a expectativa de vida não chegava a 50 anos, e o padre viveu 99 anos. Desses 99 anos, 80 ou um pouquinho mais, em plena lucidez”, afirma o historiador.

MAIS +: Historiador diz não concordar com mudança na data de emancipação política de Cajazeiras

Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Cajazeiras, e Matriz Nossa Senhora dos Remédios, em Sousa

‘Disputa’ pela Diocese

Essa devoção do Padre Rolim pode, inclusive, ter contribuído para que a sede da Diocese tenha ficado em Cajazeiras e não na vizinha cidade de Sousa.

Segundo Chagas Amaro, uma das hipóteses que explicam a Igreja Católica ter escolhido Cajazeiras é que, na época, o cardeal Arco Verde teria ficado sabendo que em Sousa havia padres que eram casados com mulheres e que haviam constituído famílias. Teria sido por isso que, mesmo com a então Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Cajazeiras, sendo duas vezes menor que a Matriz N. Senhora dos Remédios, em Sousa, o cardeal teria optado por Cajazeiras como sede da Diocese.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: