header top bar

section content

FOTOS: Exposição, capoeira e religiões africanas marcam Dia da Consciência Negra na Câmara de Cajazeiras

O Dia Nacional da Consciência Negra foi celebrado e debatido pela Câmara em sessão especial

Por Jocivan Pinheiro

22/11/2017 às 14h40 • atualizado em 22/11/2017 às 14h42

Dia da Consciência Negra na Câmara Municipal de Cajazeiras (Foto: Cavalcante Jr.)

O Dia Nacional da Consciência Negra também foi celebrado e debatido em Cajazeiras pela Câmara Municipal em uma sessão especial de propositura do vereador Rivelino Martins (PSB).

A sessão foi realizada nesta segunda-feira (20) e na ocasião, Rivelino apresentou índices que apontam o superior número de jovens negros que são assassinados em comparação aos brancos.

Desde 2003, o dia 20 de novembro ficou conhecido com o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras.

A data, aliás, faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um refúgio para escravos que fugiam de seus donos no período colonial e que ficava localizado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco.

Vereador Rivelino Martins (agachado à direita) também dançou capoeira (Foto: Cavalcante Jr.)

A sessão especial da Câmara de Cajazeiras contou com exposição fotográfica de Lelia González; palestra sobre intolerância religiosa com o professor e advogado Francinaldo Bezerra; presenças de líderes de religiões de matriz africana, como o babalorixá Anderson Rolugio e a ialorixá Cleonice de Oxum. Também a participação do Mestre Baiano com o grupo Ginga Brasil de capoeira e de membros da Ordem DeMolay.

Fotos: Cavalcante Jr.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: