header top bar

section content

VÍDEO: Chegada da imagem de São Francisco de Assis emociona fiéis em comunidade rural de Cajazeiras

Procissão com imagem do santo percorreu estrada de terra batida que corta a comunidade até a capela onde os moradores renovaram a fé cristã

Por Jocivan Pinheiro

05/10/2017 às 15h39 • atualizado em 05/10/2017 às 15h42

Distante das grandes igrejas, a comunidade de Cochos, na zona rural de Cajazeiras, Alto Sertão paraibano, celebrou seu padroeiro São Francisco de Assis em um solenidade que marca a fé do sertanejo.

Uma procissão com a imagem do santo percorreu a estrada de terra batida que corta a comunidade até a capela onde os moradores renovaram a fé cristã.

A capela, pequena e organizada, recebeu centenas de fiéis. Quando a procissão se aproximava, os católicos já estavam ansiosos para o início da celebração eucarística liderada pelo Padre Silvio de Souza, que enalteceu as virtudes de São Francisco.

“Hoje, venerando São Francisco, nós trazemos o exemplo dele para nossa vida, de que ainda é importante olhar para ele e que somos convidados a vivermos, em nosso tempo, aquela mesma vida que São Francisco viveu. Que esse testemunho dele ainda ilumine a todos nós nessa caminhada que nós estamos vivendo”, disse o sacerdote.

Imagem de São Francisco chega à capela de Cochos

O santo

De acordo com a tradição católica, Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis por ter nascido em Assis, na Itália, era um jovem inquieto que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e simplicidade.

Abdicou da riqueza e privilégios que tinha como jovem filho de família abastada para se dedicar a ajudar os necessitados. Fundou a Ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou uma renovação do catolicismo de seu tempo.

Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros. Tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo. Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes e amou todas as criaturas, de todas as espécies, as tratando como irmãos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: