header top bar

section content

Autores do outdoor de Bolsonaro em Cajazeiras dizem que querem ‘dar voz’ a conservadores da região

Membros dizem que grupo "Direita Cajazeiras" está crescendo com pessoas de vários segmentos profissionais e negam que tenham sido financiados por políticos

Por Jocivan Pinheiro

21/09/2017 às 14h46 • atualizado em 21/09/2017 às 19h09

Possível candidato à presidência da República em 2018, o controverso deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem recebendo apoio em diversas partes do país. Em várias cidades, simpatizantes estão instalando outdoors em apoio ao parlamentar carioca. Só no Sertão da Paraíba, três cidades já receberam outdoors: Pombal, São José de Piranhas e Cajazeiras.

Todas essas propagandas foram financiadas pelo mesmo grupo denominado de “Direita Cajazeiras”. Na terra da cultura, um outdoor foi colocado na movimentada Avenida João Rodrigues Alves, no Centro, e gerou polêmica. Além da foto do deputado, estão também a logomarca do grupo e os dizeres: “Eu apoio político honesto, e você?” e “A nossa bandeira jamais será vermelha”, uma alusão direta aos partidos de esquerda.

VEJA TAMBÉM: Jornalista paraibana discute com filho de Bolsonaro: ‘Respeite minha família’

O estudante de Filosofia Paulo Alves e o professor Anaxymandro Lopes, que também é pastor de igreja evangélica, são membros do grupo “Direita Cajazeiras” e prestaram entrevistas exclusivas à TV Diário do Sertão. Paulo disse que o grupo está crescendo na região com a participação de pessoas de vários segmentos profissionais e negou que os outdoors tenham sido financiados por políticos.

“Nosso objetivo é simplesmente levar a nossa ideologia conservadora com o representante que seria o Jair Bolsonaro. Mas quero que fique bem claro que não tem nenhuma participação de políticos. Entre nós temos advogados, religiosos, promotores, professores que estão sofrendo nas escolas com essas novas questões ideológicas que tem se adotado há algumas décadas no nosso país e nós precisamos mudar esses ideais”, declarou.

Outdoor de Bolsonaro em Cajazeiras

Já o professor Anaxymandro Lopes afirma que a maioria dos brasileiros é conservadora e está ressurgindo organizadamente contra o que eles chamam de “ideologia gramsciana” – referente ao filósofo italiano Antonio Gramsci (1891 – 1937) – que, segundo Anaxymandro, baseia a ideologia comunista no Brasil.

“A cada dia que passa nós estamos percebendo que os conservadores, que são maioria no nosso país, estão ressurgindo. A grande maioria dos brasileiros são [sic] conservadores e o movimento visa despertar fazendo com que essas pessoas ganhem voz. As pessoas, como cidadãos brasileiros, reclamam da situação em que nós nos encontramo e parece que agora nós estamos nos conhecendo através desse movimento. As pessoas que têm um pensamento semelhante estão se encontrando e estão descobrindo que, na verdade, não estão sozinhas”, disse.

Paulo Alves e Anaxymandro Lopes

Alguns segmentos políticos opositores ao deputado federal Jair Bolsonaro alegam que os outdoors são propaganda política antecipada, o que seria crime, mas o movimento nega.

“O que nós temos ali é apenas um símbolo através de uma pessoa que levanta sua voz lá no Rio de Janeiro e também em Brasília e que vem trazer à tona as ideias que o povo brasileiro há muito tempo tem em seus corações. O povo brasileiro, em sua maioria, é conservador; finalmente apareceu alguém como ele diz: ‘a direita sou eu’. Os demais é o que nós chamamos de estratégia da tesoura: quando há dois partidos que dizem ter a mesma ideologia, mas fingem que estão brigando uns com os outros”, opinou Anaxymandro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: