header top bar

section content

Mais da metade dos acidentes de trabalho na Paraíba acontecem por fraturas e lesões

Paraíba teve 2,5 mil acidentes e doenças no trabalho em 2017; médico orienta como proceder.

Por Portal Diário com G1PB

01/05/2018 às 08h45 • atualizado em 30/04/2018 às 20h40

Lesões por esforço repetitivo e uso da força podem causar acidentes de trabalho (Foto: Jonathan Lins/G1)

Pelo menos 2,5 mil acidentes e doenças no trabalho foram registrados e tiveram benefícios solicitados na Paraíba no ano de 2017. Os números correspondem a pelo menos 277 benefícios fornecidos por mês no Estado. O que chama a atenção é que pelo menos 53% dos motivos de afastamentos estão relacionados a fraturas e lesões. Nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia do Trabalhador.

Embora os números totais tenham sofrido uma queda de 5% em relação a 2016, quando foram liberados 2,7 mil benefícios, os dados que contemplam afastamentos por fraturas e lesões lideram as estatísticas, de acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Segundo o INSS, as lesões no ombro foram as principais causas de afastamento do trabalho por mais de 15 dias em 2017, com 254 afastamentos. As fraturas no punho, mão, perna e tornozelo somam 404 acidentes de trabalho. Outros tipos de fraturas e lesões, somados, chegaram a atingir 711 acidentes no anos de 2017.

De acordo com o ortopedista Leonardo Cézar, esses tipos de acidentes são realmente os mais comuns, principalmente devido ao esforço repetitivo. Para evitar os acidentes, as empresas precisam apresentar a estrutura necessária para estabelecer uma ergometria, como cadeiras ajustáveis.

Os movimentos de repetições que, segundo Leonardo Cézar são grande causadores das lesões e fraturas, se agravam em profissões que além do esforço repetitivo também usam a força humana como ferramenta. “Para essas pessoas é preciso alternar a sobrecarga nas articulações. Muitas vezes a sobrecarga é pelo excesso”, explica.

Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/mais-da-metade-dos-acidentes-de-trabalho-na-pb-acontecem-por-fraturas-e-lesoes.ghtml

Recomendado pelo Google: