header top bar

section content

MILAGRE? Avião com 103 pessoas a bordo cai e todos sobrevivem. Vídeo e fotos!

A perícia trabalha para indicar as causas da queda do avião

Por DIÁRIO DO SERTÃO com G1

01/08/2018 às 10h37 • atualizado em 01/08/2018 às 10h46

Todos os passageiros sobreviveram (Foto: Red Cross Durango via AP)

Um avião da Aeroméxico, modelo Embraer 190, sofreu um acidente nesta terça-feira (31) logo após decolar no Aeroporto Internacional Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México. A maioria dos seus 103 ocupantes ficaram feridos, mas todos sobreviveram.

O voo AM2431, que tinha como destino a Cidade do México, caiu por volta das 18h09, no horário de Brasília. O governador do estado de Durango, Jose Aispuro, disse a jornalistas que o piloto tentou abortar a decolagem, mas que foi tarde demais. A aeronave, que transportava 99 passageiros e 4 tripulantes, caiu logo depois do fim da pista.

A perícia trabalha para indicar as causas da queda. O Grupo Aeroportuario Centro Norte, responsável pelo aeroporto, disse que uma análise preliminar aponta que o mau tempo provocou o acidente. A aeronave decolou durante uma forte tempestade de granizo e teria sido forçada a tentar um pouso de emergência.

Todos os passageiros sobreviveram (Foto: Red Cross Durango via AP)

Feridos
Autoridades ligadas ao serviço de segurança locais disseram que 85 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters afirma que duas estão em estado crítico. Já a Efe, citando o porta-voz da Secretaria de Saúde do estado de Durango, Fernando Ros, diz que 12 deles em estado crítico. A Associated Press afirma que 49 feridos estão hospitalizados.

O diretor da companhia Aeroméxico, Andrés Conesa, afirmou na terça que no avião da Embraer, fabricado em 2008, viajavam 88 adultos e 11 crianças, entre elas, incluindo dois bebês com menos de 1 ano, além dos quatro tripulantes, dois pilotos e duas aeromoças.

Todos os passageiros sobreviveram (Foto: Red Cross Durango via AP))

Conesa atribuiu à “ação oportuna de tripulantes e passageiros” o fato do acidente não ter deixado mortos. O diretor afirmou ainda que a Aeroméxico colabora com as autoridades para determinar as causas do acidente e que, por enquanto, a prioridade da companhia é atender os passageiros e tripulantes.

Todos os passageiros sobreviveram (Foto: Red Cross Durango via AP)

Embraer
O avião modelo Embraer 190 foi fabricado no Brasil em 2008 e tem capacidade para 100 passageiros. A viagem de Durango até Cidade do México deveria levar cerca de uma hora e 20 minutos. O avião com a matrícula XA-GAL fazia o seu quinto voo na terça-feira, todos partindo ou voltando para a Cidade do México. A companhia aérea operava o avião desde 2014.

Em nota, a Embraer afirmou lamentar o acidente. “A Empresa já se colocou à disposição das autoridades aeronáuticas para auxiliar nas investigações e uma equipe de técnicos da Embraer prepara-se para deslocar-se para o local do acidente”, disse.

Todos os passageiros sobreviveram (Foto: Red Cross Durango via AP)

Resgate dos feridos
O governador do estado de Durango, José Aispuro, disse, pelo Twitter, que solicitou equipes de segurança e de emergência para prestar atendimento no local do acidente. Em entrevista à imprensa local, Aispuro relacionou o acidente com uma tempestade que caía na região, corroborando com a versão apresentada pela administração do aeroporto.

O jornalista Luis Ernesto Lozano, do Canal 10 Durango, postou em seu perfil no Twitter fotos que mostram fumaça que seria do avião acidentado.

Fonte: DIÁRIO DO SERTÃO com G1 - https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/31/aviao-cai-em-durango-no-mexico-dizem-jornais-locais.ghtml

Recomendado pelo Google: