header top bar

section content

VÍDEO e FOTOS: Homenagens e desfile cívico emocionante marcaram o aniversário de 154 anos de Cajazeiras

A cidade vivenciou um dia inteiro de comemorações aos seus 154 anos de emancipação política

Por Jocivan Pinheiro

23/08/2017 às 17h07 • atualizado em 23/08/2017 às 17h11

A cidade de Cajazeiras vivenciou, nesta terça-feira (22), um dia inteiro de comemorações aos seus 154 anos de emancipação política. No início da manhã, a população foi acordada por uma salva de tiros. Em seguida aconteceu os hasteamentos das bandeiras no paço municipal da prefeitura, feitos pelo prefeito José Aldemir e pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Barros.

Diversas autoridades políticas assistiram ao desfile

Logo após esse primeiro ato, as autoridades homenagearam o Padre Inácio de Souza Rolim, fundador do município, na Praça Mãe Aninha, em frente ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde estão guardados os restos mortais da mãe de Padre Rolim debaixo do busto do sacerdote.

Personalidades cajazeirenses, como a teatróloga Íracles Pires (Ica), foram homenageadas

Depois da homenagem, a programação seguiu na Catedral Nossa Senhora da Piedade, onde o bispo emérito Dom Mathias Patrício de Macedo celebrou uma missa pela memória do Padre Rolim que reuniu vários políticos e a população em geral.

Escolas realizaram diversos tipos de apresentações artísticas no desfile

Já no período da tarde uma verdadeira multidão assistiu ao desfile cívico na Avenida Padre Rolim, onde escolas, instituições militares e órgãos municipais participaram do evento. Antes do início do desfile, um movimento pelo fim da violência e especialmente em defesa das mulheres realizou uma manifestação para chamar atenção das autoridades para casos ocorridos em Cajazeiras que continuam sem elucidação e cobrar punição severa a autores de crimes que já estão presos.

Depois da manifestação, teve início o desfile cívico, que este ano teve como tema “O fazer literário nordestino na cidade que ensinou a Paraíba a ler”, onde as escolas do município homenagearam personalidades de Cajazeiras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: