header top bar

section content

Você sabia que a água com gás faz bem a saúde? Confira 5 dos benefícios dela para o organismo

A água com gás simples, sem aditivos é a que tem todos os benefícios da hidratação, sendo muitas vezes de grande ajuda a quem não consegue beber muita água sem gás

Por Tua Saúde

15/06/2018 às 08h52

Benefícios da água com gás para a saúde

A água com gás faz bem para a saúde, pois além de hidratar, contém os mesmos micronutrientes que a água natural, sendo diferenciada pela adição do CO2 (gás carbônico), que é um gás inerte, eliminado do corpo a seguir a ingestão. Ele apenas confere a presença de bolhinhas e um sabor mais ácido,

Porém algumas marcas adicionam substâncias, sabores e adoçantes artificiais extras, como as águas tipo soda, que acabam diminuindo o efeito saudável deste tipo de água por isso é recomendado que se observe o rótulo das embalagens. A água com gás simples, sem aditivos é a que tem todos os benefícios da hidratação, sendo muitas vezes de grande ajuda a quem não consegue beber muita água sem gás.

1. Hidratar o corpo
A água com gás hidrata tanto quanto, e tem os mesmo nutrientes da água natural. Além disto, a adição do dióxido de carbono não faz mal à saúde porque o corpo absorve e elimina este gás.

2. Ser rica em nutrientes
A água mineral, tanto com ou sem gás, é rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio. Como também contém sódio, as pessoas que têm pressão alta devem ficar atentas ao rótulo, pois algumas marcas podem adicionar quantidades a mais desta substância, devendo-se evitar as marcas que fazem isto.

3. Ajudar a emagrecer
O gás presente na água gaseificada, quando liberado no estômago, aumenta a sensação de saciedade e de estômago cheios, o que pode ajudar a comer menos e diminuir a quantidade de calorias em uma refeição. Além disso, a água com gás não tem calorias e, por isto, pode ser consumida à vontade.

4. Melhorar o paladar
A água com gás deixa as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor do alimentos, podendo acentuar o seu sabor, sendo, portanto uma ótima opção antes de apreciar um café ou uma taça de vinho, por exemplo.

Além disto, o CO2 presente na água estimula o funcionamento do estômago, aumentando a sua secreção e esvaziamento, podendo melhorar a sensação de digestão.

5. Pode substituir o refrigerante
Além de ser tomada na sua versão natural, a água com gás pode ser uma forma saudável de substituir o refrigerante, através da sua aromatização. Utilizar limão, raspas de laranja, hortelã e gengibre, por exemplo, podem ser ótimas formas de tornar a bebida mais saborosa e facilitar o consumo de água ao longo do dia.

Água com gás prejudica a saúde?
Devido a semelhança na aparência e no sabor de bebidas como o refrigerante, existem muitos mitos criados à respeito da água com gás.

Não prejudica a gravidez e pode ser consumida normalmente neste período, entretanto, na gravidez a sensação de estômago cheio e inchaço pode ser maior, pois a barriga aumentada pressiona o estômago, tornando-o mais sensível.

Não provoca celulite, pois o aumento de gordura no bumbum ou pernas é causada devido ao consumo de bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes e sucos de caixinha.

Não causa alterações ou corrosão dos dentes, pois a quantidade de ácido não é muito elevada a ponto de ter mais acidez do que um refrigerante ou um suco de limão por exemplo. Assim, para causar mal aos dentes, a água com gás precisaria ficar muitas horas em contato com os dentes, o que não acontece.

Não tira o cálcio dos ossos, e não interfere na absorção do cálcio dos alimentos. Isto pode acontecer ao tomar refrigerante em excesso, principalmente porque, com o consumo em excesso desta bebida, outras fontes de minerais são deixadas de lado. Além disto, no refrigerante, o excesso de cafeína e ação do ácido fosfórico pode diminuir a densidade mineral óssea. Saiba mais sobre estes e outros malefícios do refrigerante para a saúde.

Não faz mal aos rins, e quanto mais consumida melhor, assim como a água natural, para que eles funcionem de uma forma melhor e o corpo esteja hidratado.

A quantidade necessária de água por dia, com ou sem gás, é de cerca de 2 litros, ou 8 copos, mas isto pode variar de acordo com o peso da pessoa, se faz atividade física ou sua em excesso, e com a presença de algumas doenças, como insuficiência renal ou insuficiência cardíaca. Saiba qual a quantidade de água necessária por dia.

Quando não beber água com gás
Devem ser evitadas marcas de água que têm outros produtos adicionados, como sabor artificial, açúcar, adoçante, sódio e outros conservantes.

Além disto, a água com gás não deve ser a primeira opção para crianças, pois, apensar de fazer tão bem quanto a água sem gás, é importante acostumar o paladar da criança à água natural, para que ela goste e não deixe de beber a água em nenhuma ocasião.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/agua-com-gas/

Recomendado pelo Google: