header top bar

section content

Conheça 5 Repelentes Naturais para afastar os mosquitos

Adotar plantas que afastam os insetos e investir nos alimentos que contém vitamina B1, que também atua como repelente.

Por Tua Saúde

11/06/2018 às 08h00 • atualizado em 11/06/2018 às 09h37

. Além disso, o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária.

As picadas de mosquitos são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya que podem comprometer a saúde e o bem-estar. Além disso, o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária.

Assim, o que se pode fazer para se proteger é usar repelentes naturais diariamente e adotar plantas que afastam os insetos e investir nos alimentos que contém vitamina B1, que também atua como repelente.

Veja quais são e como usar estes repelentes.

1. Alimentos ricos em vitamina B1
Um ótimo repelente natural é consumir alimentos ricos em vitamina B1 como carne de porco, sementes de girassol ou castanha do pará. Esta é uma ótima alternativa de repelente natural, especialmente para as pessoas que têm alergia às picadas de insetos ou mesmo aos repelentes industrializados. Outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 é recorrer a um suplemento vitamínico orientado por um nutricionista.

2. Óleos essenciais que protegem a pele
Uma outra excelente opção de repelente natural para aplicar na pele a cada 3 ou 4 horas são os óleos essenciais de citronela, copaíba e andiroba.

Óleo de citronela: colocar entre 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou aplicá-lo diretamente sobre a pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
Óleo de copaíba: adicionar 6 gotas do óleo essencial de copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de calêndula e aplicar na pele.

Óleo de andiroba: aplicar o óleo diretamente na pele, até ser totalmente absorvido.
Estes óleos devem ser usados em conjunto com a alimentação rica em vitamina B1, para afastar os mosquitos e podem ser usados em crianças com mais de 2 meses de vida e gestantes, sem prejudicar a saúde.

3. Velas e plantas que afastam os mosquitos
As velinhas de citronela e os vasos de plantas que tem cheiros mais intenso como hortelã, alecrim, manjericão, além de poderem ser usados para temperar os alimentos, também ajudam a afastar os mosquitos. Por isso ter sempre em casa vasinhos de plantas que são naturalmente repelentes pode ajudar a manter o Aedes Aegypti afastado, se protegendo contra doenças.

O uso destes repelentes naturais é uma excelente estratégia para manter os mosquitos longe, sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde, podendo inclusive substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.

4. Adesivo repelente
Existem à venda nas farmácias, drogarias e na internet adesivos de citronela que se coloca por cima da roupa, carrinho ou berço do bebê, para manter os insetos afastados. Eles são seguros para usar e não prejudicam o meio ambiente. Estes adesivos protegem uma área de aproximadamente 1 metro de distância e duram cerca de 8 horas, mas é bom verificar na embalagem de cada produto porque pode variar de uma marca para outra.

5. Pulseira repelente
Uma outra possibilidade é usar uma pulseira com ação repelente que contém óleos essenciais que afastam os mosquitos. Elas funcionam da mesma forma que os adesivos, tendo durabilidade de até 30 dias e podem ser usada por pessoas de todas as idades, inclusive bebês, sendo uma boa alternativa para se proteger de doenças como dengue, zika, chickungunya e até mesmo febre amarela.

Além dos repelentes naturais, existem também alguns repelentes comerciais que podem ser usados por grávidas e crianças e que ajudam a proteger contra a picada do mosquito. Saiba quais são os repelentes industriais aprovados pela Anvisa em Repelentes mais indicados para grávidas.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/repelente-natural/

Recomendado pelo Google: