header top bar

section content

Vive estressado? Confira 5 dicas práticas para diminuir essa mal no dia a dia

Alguns exercícios simples podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer lugar

Por Campelo Sousa

25/09/2017 às 09h03

Estresse prejudica a saúde (Foto: © iStock)

Não há dúvidas de que o estresse prejudica o bem-estar; ele libera adrenalina e cortisol, hormônios que aumentam a pressão arterial e aceleram a frequência cardíaca, comprometendo a saúde do coração.

“Para evitar que essa carga emocional afete a saúde, é muito importante saber manter o nível de estresse baixo”, explica Marcelo Ferraz Sampaio, cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Alguns exercícios simples podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer lugar, com ótimos resultados. Confira:

1. Inspire e expire Quando se está estressado a respiração fica acelerada e irregular. Por isso, respirar em de forma pausada envia ao cérebro a informação de que estamos calmos.

2. Esvazie a mente e medite – A meditação tem benefícios comprovados. Além de ajudar a mente a trabalhar melhor e livrar a cabeça de preocupações, ajuda a diminuir os batimentos cardíacos e relaxar.

3. Mude o foco – Tenha um hobby. Se esvaziar a cabeça não der certo, dedique atenção a outra atividade. Um jogo, uma conversa ou até uma volta no quarteirão são indicados, desde que sua mente fique longe da fonte do seu estresse.

4. Deixe os problemas do lado de fora – No trânsito, quando não há para onde fugir, uma saída é se isolar: feche a janela para diminuir o som das buzinas, aumente sua música favorita e sorria.

5. Use o estresse para seu próprio bem – Se o estresse continuar, transforme-o em um aliado: gaste esse excesso de adrenalina e cortisol em atividades úteis como exercícios físicos. A endorfina liberada na prática melhora o seu humor e barra o estresse por mais tempo.

Notícias ao Minuto

Tags:
Recomendado pelo Google: