header top bar

section content

Nova escola do Governo do Estado a ser inaugurada no Vale do Piancó ganha nome de padre cajazeirense

O projeto para homenagear o padre foi idealizado pelo ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves.

Por Diário do Sertão

05/07/2018 às 09h16

Padre Zé é homenageado em Itaporanga

O governado Ricardo Coutinho (PSB) sancionou esta semana a Lei 11.150 de Julho de 2018, de autoria do deputado Gervásio Maio (PSB), denominando de Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, a Escola Cidadã Integral Técnica, da cidade de Itaporanga, Sertão da Paraíba.

Padre Zé como era popularmente conhecido pela comunidade foi vigário de Itaporanga por mais de cinquenta anos, onde construiu diversos monumentos, a exemplo da estátua do Cristo Redentor e o Colégio Diocesano Dom João da Mata.

Criou também a gráfica monsenhor José Sinfrônio, a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, ampliou a Igreja Matriz, criou a casa do menor São Domingos Sávio, conseguiu a energia elétrica e a telefonia para Itaporanga, a abertura do Hospital Distrital, entre tantas importantes ações.

O projeto para homenagear o padre foi idealizado pelo ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves, e encampado na Assembleia Legislativa da Paraíba presidente da Casa.

Homenagem a Padre Zé, ex-vigário de Itaporanga

História
José Sinfrônio Filho nasceu no Sítio Barroso, município de Cajazeiras em 24 de maio de 1924. Filho de José Sinfrônio de Assis e Ritinha Coelho de Assis, teve na agricultura de subsistência sua primeira atividade. Seu genitor foi em vida um exemplo de inteligência, mesmo em meio as poucas condições escolares. Ferreiro, marceneiro, mecânico, entre outras atividades, foram desenvolvidas pela sua criatividade natural, tanto que quando da instalação da energia elétrica de Cajazeiras, após convocado ficou como encarregado do motor da luz, por um longo período. Para resumir a sua grande aptidão basta relembrar o cidadão que se tornou conhecido pelo fato de criar apelidos, intitulando a todo mundo. O mesmo lhe tratava de “Zé Conserto”, já que segundo o autor da titularidade para tudo que era procurado o nome em destaque dava um jeito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: