header top bar

section content

Inscrições para o edital do Rema se encerram na sexta-feira

A chamada específica para os mestres de cultura popular vai selecionar cinco mestres de reconhecido valor cultural das tradições desenvolvidas, cujo trabalho tenha contribuído, ao longo dos anos, para formação de patrimônio cultural imaterial.

Por Priscila Belmont

08/08/2017 às 16h43

Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult)

Até a sexta-feira (11), o Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult) receberá inscrições de entidades que vão indicar nomes para o preenchimento de 5 vagas no Registro dos Mestres das Artes Canhoto da Paraíba (Rema).

O edital é voltado para organismos públicos ou da sociedade civil e para ter acesso a ele, candidatos devem acessar o site http://bit.ly/2u3QYcw.

A chamada específica para os mestres de cultura popular vai selecionar cinco mestres de reconhecido valor cultural das tradições desenvolvidas, cujo trabalho tenha contribuído, ao longo dos anos, para formação de patrimônio cultural imaterial.

São consideradas Mestres das Artes Canhoto da Paraíba as pessoas que tenham os conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção e a preservação da cultura tradicional do Estado da Paraíba e estejam em situação de carência econômica.

Para efetuar inscrição, os Mestres devem ter nacionalidade brasileira, residir no Estado há mais de 20 anos, tenham reconhecido mérito cultural e precisam comprovar a capacidade de transmitir seus conhecimentos e técnicas a aprendizes. Devem anexar também currículo profissional, fotografias, matérias jornalísticas, cartazes ou depoimentos que comprovem exercício de atividade.

Avaliação – Em relação ao processo de avaliação, competirá ao Consecult a aferição, a avaliação e o julgamento dos processos administrativos relativos ao registro. A Secretaria de Estado da Cultura publicará no Diário Oficial do Estado a lista homologada dos Mestres.

Após decisão do Conselho, caberá recurso, no prazo de 30 dias, a ser encaminhado à Comissão Especial. Por fim, a análise e resultado ocorrerão em audiência pública, no Conselho Estadual de Cultura, para decisão final.

As inscrições serão recebidas exclusivamente na Secult (Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB – rampa 3) até o dia 11 de agosto, no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h. O resultado será divulgado no portal da Secretaria de Estado da Cultura no site www.paraiba.pb.gov.br/cultura

Secom

Recomendado pelo Google: