header top bar

section content

Sociedades garantidoras de crédito são alternativa para equilíbrio financeiro dos pequenos negócios

Paraíba atualmente conta com a única SGC do Nordeste, a GarantiParaíba, cujo presidente irá palestrar durante a programação da Feira do Empreendedor, em Patos

Por Diário do Sertão

25/09/2017 às 15h12

Sebrae anuncia mudanças nas agências (Foto ilustrativa)

O aporte financeiro é uma das principais necessidades para que um pequeno negócio possa ter sustentabilidade no mercado em período de crise econômica. Equilibrar as finanças e driblar os altos e baixos da economia são fatores cruciais para que se possa garantir uma história de sucesso.

A Paraíba, no entanto, conta com a única sociedade de garantia de crédito do Norte e Nordeste: a Garanti Paraíba. Junto às cooperativas de crédito, a sociedade aparece como uma alternativa eficaz para que o empresário consiga administrar seu negócio. Durante a Feira do Empreendedor, que irá acontecer em Patos entre os dias 5 e 8 de outubro, ocorrerá também a Semana Nacional de Crédito, que contará com a palestra “A importância do cooperativismo de crédito e sistema de garantia para os pequenos negócios”, na sexta-feira (6).

As sociedades garantidoras de crédito (SGC) funcionam da seguinte forma: trata-se de uma associação de empresas que se unem para negociar melhores condições de acesso ao crédito junto ao sistema financeiro. Caso a micro ou pequeno empresa necessite de um aporte financeiro, ao invés de buscar o empréstimo nos bancos privados, pode entrar em contato com uma cooperativa que farão a conexão com a sociedade, a qual realizará uma visita técnica à empresa solicitante para avaliar as condições e decidir, em um comitê de crédito, pelo aval.

Assim, a sociedade age como uma conexão entre as cooperativas de crédito e as micro e pequenas empresas, mesmo que elas não tenham bens de garantia para oferecer. De acordo com o presidente do Garanti Paraíba, a sociedade surgiu como um complemento para as cooperativas. “Nosso objetivo é trazer sucesso para os micro e pequenos empresários na oferta de crédito com boas taxas de juros e um bom alongamento”, afirma.

Para o empresário Igor Melo, a sociedade de garantia de crédito foi o que tornou possível o crescimento do seu negócio, que já contava com uma unidade em Campina Grande – uma loja de roupas. “Eu tava sentindo necessidade de ampliar meu negócio para dar o conforto que meu cliente precisa. Se eu fosse esperar passar a crise, podia futuramente travar. Eu tinha o capital, mas não era suficiente. Foi nesse momento que surgiu o Garanti Paraíba e tudo ficou mais fácil”, relata o empresário. Segundo ele, além da garantia, outro ponto fundamental é a taxa de juros, mais baixa que em bancos convencionais.

Da mesma forma, o empresário Adalry Ferreira, que após dez anos trabalhando como auxiliar e gerente de uma loja de autopeças, resolveu investir em sua própria retífica. “Começamos uma batalha, porque era praticamente começar tudo do zero. Precisava de capital de giro, de créditos, e os bancos privados têm taxas altíssimas. Quando migrei para a cooperativa, conheci a sociedade, que foi o que nos ajudou”, aponta.

Para o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o Sebrae apoia a expansão das sociedades de garantia de crédito porque acredita que as micro e pequenas empresas fortes e competitivas geram oportunidade e promovem o desenvolvimento sustentável. “E, assim, o Sebrae continua com o acompanhamento técnico, de prestar orientação, capacitação, de desenvolver os projetos e fazer com que tudo isso contribua com o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, afirma.

Seminário de Crédito 2017
Além da palestra sobre o sistema de garantia para os pequenos negócios, o seminário traz também palestras com a Caixa, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, com soluções de créditos para os pequenos negócios.

Confira a programação:

Seminário de Crédito 2017-

14:00 – Abertura

14:30 – Talk Show
Palestra: A importância do Cooperativismo de Crédito e Sistema de Garantia para os Pequenos Negócios
Palestrantes/Mediadores: José Flávio Linhares de Souza
Luiz Carlos Ferreira de Lima
Participantes: SistemaS SICREDI e SICOOB

15:30 – Palestra CAIXA: Soluções de Crédito CAIXA
Palestrante: Diógenes de Sá Dantas

16:00 – Palestra BNB: Soluções do BNB para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: Robério Lucena Martins

16:30 – Palestra BB: Soluções do BB para os Pequenos Negócios

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: