header top bar

section content

VÍDEO: Ex-prefeito lança livro que conta história da família Abreu da origem em Portugal até Cajazeiras

Lançamento aconteceu dentro da programação de 154 anos de fundação do município

Por Jocivan Pinheiro

23/08/2017 às 15h35 • atualizado em 23/08/2017 às 15h38

Na programação alusiva às comemorações de 154 anos de fundação de Cajazeiras, o ex-prefeito Antônio Vituriano de Abreu lançou seu primeiro livro, na segunda-feira (21), na Biblioteca Pública Municipal Castro Pinto, ocasião em que reuniu familiares, amigos, jornalistas, escritores e outros intelectuais.

“Um Tranca no Brasil” conta a história da família Abreu Tranca desde à sua origem em Portugal até se tornar um sobrenome de peso na política brasileira e chegar a Cajazeiras, onde o autor do livro é considerado o principal representante.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Cajazeiras inaugura reforma da Praça Cristiano Cartaxo e filhos lançam novo livro

Vituriano autografa livros durante lançamento

Além de médico e agora escritor, Vituriano já foi prefeito, deputado estadual e deputado federal, mantendo durante muitos anos o sobrenome Abreu em evidência como legado de antepassados que fizeram história no país, a exemplo do ex-presidente da República Epitácio Pessoa e do ex-governador João Pessoa, que dá nome à capital paraibana.

Prefeito José Aldemir participou do lançamento

Além de manter viva a história dos Abreu, o autor conta que o livro é também uma realização pessoal que o coloca no hall dos que contribuíram artística e culturalmente com Cajazeiras.

“Eu que estudo Cajazeiras de todos os ângulos, notei que estava faltando o nosso espaço, então vim me colocar também no meio com essa primeira sementezinha. E eu me sinto na obrigação de dizer ao estado que nós ainda temos alguém que também pode fazer a mesma história que João Pessoa fez, que Epitácio Pessoa fez e que Antônio Pessoa fez”, disse.

Antônio Vituriano de Abreu, autor do livro

O também médico e ex-prefeito Léo Abreu, filho de Vituriano, ressaltou seu orgulho como membro da família: “Representando a família a gente se sem muito orgulhoso, e como cidadão cajazeirense mais ainda, porque, a exemplo de outros grandes nomes da nossa cidade que se preocupam em contar suas histórias, em manter viva a memória de Cajazeiras, também nos sentimos muito lisonjeados com esse momento.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: