header top bar

section content

CRUELDADE: Gatos são mortos a pauladas no Ceará; cerca de 20 animais já foram encontrados

Protetores independentes encontraram os bichos ensaguentados e agonizando na sexta-feira (15).

Por Ceará 1 com G1CE

17/06/2018 às 13h57

Alguns gatos sobreviveram ao ataque que resultou na morte de cerca de 20 animais; dois animais feridos foram levados a veterinários (Foto: Reprodução)

Cerca de 20 gatos foram mortos a pauladas no polo de lazer Gustavo Braga, na Avenida João Pessoa, em Fortaleza. O local é ponto de abandono de animais. Os gatos foram encontrados com sinais de violência por protetores independentes no final desta semana.

De acordo com Floriana Oliveira, protetora de animais que atua na área, uma equipe esteve no local por volta de 6h30 e se deparou com animais ensanguentados; dois deles estavam agonizando e foram levados ao veterinário. Os protetores aguardam laudo para comprovar os maus-tratos.

“A violência naquele local é uma constante. Desde 2014 a gente vem lutando pra conseguir câmeras de segurança. Já houve envenenamento e de 2014 pra cá perdemos mais de 400 animais envenenados… são violências diversas. A gente sempre se depara com animais jogados num canal que tem lá, não tem fiscalização”, denuncia.
Ela afirma que a população do entorno é intolerante à permanência dos bichos. “Reina a lei do silêncio. A gente suspeita que moradores do entorno pagam alguém pra praticar a violência, porque lá ‘ninguém sabe, ninguém viu'”, comenta.

Segundo a protetora, são feitos boletins de ocorrência sempre que constatados casos de violência contra animais no local, porém, por falta de câmeras de segurança, o trabalho da polícia é dificultado. “A polícia acaba não tendo o que fazer, porque não tem pistas”, completa.

Intolerância
Presidente da ONG de proteção animal Deixa Viver, Gabriela Moreira frisa que a comunidade, como a maioria da cidade, não aceita os animais serem alimentados e cuidados. “Isso acontece em todos os pontos de abandono que a gente cuida.”

Com apoio da ONG, os protetores independentes denunciaram a situação para a Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Fortaleza (Coepa), pedindo ajuda para outros órgãos competentes que possam intervir na área.

“Estamos aguardando algum tipo de ação do poder público. Eles são constantemente agredidos e mortos, lá também é ponto de droga e piora ainda mais a situação”, destaca Floriana.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/cerca-de-20-gatos-sao-mortos-a-pauladas-em-ponto-de-abandono-em-fortaleza.ghtml

Recomendado pelo Google: