header top bar

section content

Conselheiro federal alerta profissionais de enfermagem sobre o uso obrigatório do carimbo

A consulta foi formulada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF)

Por Campelo Sousa

26/05/2018 às 12h03 • atualizado em 26/05/2018 às 12h41

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta sexta-feira (25), parecer da Assessoria Legislativa que pugna pela obrigatoriedade do uso de carimbo nos trabalhos técnicos desenvolvidos pelos profissionais de Enfermagem. A consulta foi formulada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), tendo em vista possível divergência entre a Resolução 545 e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Em contato com o Diário do Sertão, o conselheiro federal, Ronaldo M. Beserra fez um alerta aos profissionais de enfermagem sobre o uso do carimbo.

De acordo com o assessor legislativo Alberto Cabral, o art. 5º da Resolução Cofen 545/2017, que prevê a obrigatoriedade de aposição do carimbo em todo e qualquer trabalho profissional de Enfermagem, prevalece sobre o que dispõe o Código de Ética no § 1º do art. 35 que aponta como facultativo tal procedimento.

Parecer foi emitido em esclarecimento a consulta do Coren-DF

Para o assessor, a prevalência da Resolução 545/2017 sobre o Código de Ética, especificamente em relação a esse ponto, se deve ao fato de que a Resolução possui caráter especial, enquanto que o Código de Ética possui caráter geral. E, conforme a lei brasileira, lei de caráter geral não se sobrepõe sobre norma especial quando uma se antagoniza com a outra, quando a de caráter geral vem depois da específica.

Confira o Despacho ASSLEGIS nº 015-2018 – Uso de Carimbo pelos profissionais de Enfermagem

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: