header top bar

section content

Feira do Empreendedor no Sertão da Paraíba supera expectativas de público e capacitações

O evento, que ocorreu da quinta-feira (5) ao domingo (8), ultrapassou as marcas de 11 mil visitantes e de 6 mil capacitados.

Por Diário do Sertão

12/10/2017 às 09h38 • atualizado em 12/10/2017 às 09h45

Com uma superação de expectativas, visual e funcionalidade, a 7ª Feira do Empreendedor, que aconteceu da quinta-feira (5) ao domingo (8), na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, foi um sucesso, segundo os realizadores. Pela primeira vez projetada nesta região, a Feira contou com 11.382 visitantes e com 6.677 pessoas capacitadas em palestras, oficinas e cursos. Houve uma superação de mais de mil pessoas nas expectativas estipuladas em 10 e 5 mil, visitantes e capacitados, respectivamente.

+ VÍDEO: Feira do Empreendedor atrai milhares de pessoas a Patos; empresas de Cajazeiras e Sousa marcam presença

Os números são animadores, conforme os responsáveis por cada um dos nove espaços que foram montados e divididos por segmento econômico. Somente de caravanas computadas, foram mais de 40. Na Orientação Empresarial, por exemplo, foram cerca de três mil visitantes e 320 capacitados. No espaço Rural Sertão Empreendedor, foram 1009 capacitados nas oficinas. Em todos os espaços, os organizadores entregaram os relatórios de capacitações destacando os números excedentes de participantes.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, um primeiro balanço foi extremamente positivo. “O número de visitantes superou a meta em quase 15% do que esperado. As capacitações chegaram próximo de 7 mil participantes, o que é um número extremamente significativo para a região. O mais importante é que isso significa transferência de informação e conhecimento para a Paraíba como um todo”, disse.

Aguiar destacou ainda o papel das palestras Máster com profissionais vindos de outros estados e até do Vale do Silício, na California (EUA), conseguiram passar conteúdos que dão a tônica da velocidade com que as inovações estão acontecendo no mundo. “Isso deve ter reflexo na região, com relação à sustentabilidade, com relação aos novos projetos que a região possa ter e que levarão em conta, a partir de agora, algumas questões importantes para o desenvolvimento”, completou.

O superintendente do Sebrae Paraíba ainda destacou a 1ª maratona digital, o Hackathon, que trouxe ao Sertão benefício direto. “O participante vencedor instalará um aplicativo muito interessante para a área da saúde, que a prefeitura utilizará. Os outros protótipos também servirão ao mercado consumidor da cidade e região. Este é o legado que a maratona universitária deixou, e essa é a forma que o Sebrae tem de reconhecer a acolhida na cidade, com algum impacto social, através do setor público”, enfatizou Aguiar.

Para finalizar, Walter notou a importância do processo de interiorização da Feira do Empreendedor, que é um formato que vem sendo testado em todos os Estados, desde o ano passado, a exemplo de Caruaru (PE) e Caicó (RN). “Agora, a Paraíba mostra que entender o desenvolvimento é evidenciar não só os polos tradicionais, mas novos polos que possam surgir em outras regiões. A nossa missão é desenvolver o Estado e o País. O Sebrae se orgulha de ter tido vários parceiros neste processo e continuaremos melhorando a Feira do Empreendedor”, falou.

Rural – Um dos participantes do espaço Rural foi o agricultor orgânico Ernande Hermenegildo dos Santos, mais conhecido como “Baiano”. Ele tem uma propriedade rural no município do Conde, na região metropolitana de João Pessoa, e disse que a Feira foi uma surpresa boa que o deixou mais preparado para tocar o negócio. “Fui somente para participar de oficinas para tentar fazer criadouros e fiz três, de avicultura caipira, piscicultura e irrigação por gotejamento. Aprendi muito e foi tudo num dia só. Achei muito bom e espero outra Feira dessa para eu ir de novo”, comentou.

Já o gerente do Sebrae em Patos, João Jardelino, disse que os parceiros que entraram na realização do evento saíram todos satisfeitos. “Estive com o prefeito, Dinaldinho Wanderley, que estava à frente do maior patrocínio do evento, ele nos parabenizou e me disse que estava surpreso com o potencial do evento e com os resultados. Ele quer viabilizar outros eventos para 2018, como uma feira coureiro/calçadista para um dos polos econômicos que mais cresce aqui na cidade”, elencou Jardelino.

A Feira do Empreendedor foi uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, prefeitura de Patos, Softcom, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Laticínio Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: