header top bar

section content

VÍDEO: Com vidas em risco, catadores cobram apoio da prefeitura de Cajazeiras; secretário promete visita

Preocupada com as condições subumanas de trabalho, jovem faz apelo ao poder público municipal para melhorar a segurança dos catadores no lixão

Por Jocivan Pinheiro

05/09/2017 às 14h58 • atualizado em 05/09/2017 às 15h02

O que para muitos é lixo e não tem importância alguma, para outros é exatamente de onde tiram o seu sustento. No lixão de Cajazeiras a nossa equipe pôde comprovar que existe várias pessoas que dividem as atividades do dia a dia com o lixo; outras que no meio das sacolas e dos animais, encontram comida para alimentar suas famílias.

VEJA TAMBÉM: Após visitarem lixão de Cajazeiras, alunos do Colégio Comercial fazem campanha e levam doações aos catadores

Kilmara Ferreira faz apelo ao poder público municipal por mais segurança no lixão

A jovem Kilmara Ferreira é uma das muitas mulheres que diariamente vivem no lixão. Preocupada com as condições subumanas às quais estão submetidos os catadores, ela faz um apelo ao poder público municipal para melhorar a segurança dos trabalhadores e recuperar um prédio que está abandonado no local e que poderia servir de ponto de apoio para eles.

“Eu faço um apelo de melhorias aos catadores. Eles trabalham sem nenhuma proteção, coisa que a prefeitura poderia ajudar. O dia a dia dos catadores só quem realmente sabe é quem passa. A prefeitura poderia estar mais presente, vir ao lixão, saber o que se passa, conversar com os catadores aqui porque só vendo a realidade pra saber”, declarou.

Catadores cobram recuperação de casa no local

Em resposta ao apelo da jovem, o secretário de Infraestrutura do município, José Filho, reconheceu que os catadores precisam de mais atenção por parte da administração municipal e que isso está começando a acontecer.

Ele destaca que sua secretaria já iniciou a instalação de uma cerca de proteção na área para evitar que as pessoas joguem lixo fora do lixão. Depois prometeu que vai até o local conversar com os catadores para saber quais suas principais reivindicações e tentar atendê-las.

“A gente está devendo ao lixão, sim, porque já fizemos várias intervenções lá, mas ainda não surtiu o efeito necessário. Com essa reivindicação, vou fazer uma visita, vou procurar essa catadora e vamos fazer o possível para que, atendendo às reivindicações dos catadores, melhore as condições humanas de quem está executando esse serviço.”

Secretário de Infraestrutura José Filho

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: