header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras inaugura reforma da Praça Cristiano Cartaxo e filhos lançam novo livro

Praça que leva o nome do poeta foi a primeira a ser recuperada dentro de um programa da Prefeitura que pretende reformar todas as praças da cidade

Por Jocivan Pinheiro

21/08/2017 às 17h42 • atualizado em 21/08/2017 às 18h27

A última sexta-feira (18) foi marcada por várias homenagens ao poeta cajazeirense Cristiano Cartaxo, que se vivo fosse completaria neste mês de agosto 130 anos de existência.

No período da tarde, a Prefeitura inaugurou a reforma da Praça Poeta Cristiano Cartaxo, em uma solenidade bastante prestigiada que reuniu políticos, amigos e dezenas de familiares do poeta.

A praça que leva o nome do poeta foi a primeira a ser recuperada dentro de um programa lançado pela Prefeitura que pretende reformar todas as praças da cidade.

VEJA TAMBÉM: Poeta denuncia descaso da gestão Denise com praça que leva nome do seu pai

Autoridades políticas, como o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, estiveram na inauguração da Praça

Um dos filhos de Cristiano Cartaxo, o também poeta Tantinho, agradeceu à gestão municipal pela reforma e ressaltou que a homenagem não se restringe apenas ao seu pai, mas abrange toda a família Cartaxo.

“Para mim é uma satisfação maior do mundo porque eles se lembraram de papai. Papai foi um homem que viveu a vida toda aqui trabalhando e quer que Cajazeiras cresça, vá às alturas, mas dentro da cultura, da intelectualidade”, frisou Constantino.

Francisco Cartaxo, filho do poeta, autografa livros

Logo após a solenidade de entrega da praça, foi a vez do poeta Cristiano Cartaxo ser homenageado com o lançamento do livro “Rima e Prosa de Cristiano Cartaxo”, resultado de uma iniciativa de filhos e netos que reuniram poemas e crônicas do poeta escritos em meados do século passado.

A família comemorou o lançamento do livro com entusiasmo, e destacou a imortalidade de Cristiano Cartaxo na memória da cidade de Cajazeiras.

“O maior prazer dele, na verdade, era ser poeta; fazer suas poesias cantando a história de Cajazeiras e dedicando vários dos seus versos a familiares e figuras ilustres da nossa cidade”, ressaltou Constantino Junior, neto do poeta.

Além de poeta, Cristiano Cartaxo foi farmacêutico, professor, jornalista, vereador, secretário da prefeitura e prefeito interino de Cajazeiras. Ele nasceu em 6 de agosto de 1887 e faleceu em 29 de agosto de 1975.

DIÁRIO DO SERTÃO com reportagem de José Dias Neto e Paulo Feitosa

Recomendado pelo Google: