Padre e populares fazem movimento pedindo a inclusão do rio Piancó na transposição
Em janeiro o rio recebeu água de chuvas esporádicas, mas não foram suficientes para abastecer os mananciais da região
Nesta quarta-feira (24) populares liderados pelo padre Djacy Brasileiro realizaram uma mobilização na cidade de Boa Ventura, no Vale do Piancó, sertão paraibano, com objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para a necessidade de incluir o rio Piancó no projeto da transposição do rio São Francisco. A mobilização aconteceu às margens do rio.
Piancó é um dos principais formadores da bacia Piranhas-Açu. Ele numa região que serve de divisória de águas dos vales dos rios Pajeú, Jaguaribe e Piranhas-Açu, e recebe o nome “Piancó” ao adentrar o município de Conceição. Seu curso termina no açude Coremas.
Em janeiro ele recebeu água de chuvas esporádicas, mas que não foram suficientes para abastecer os mananciais da região que ainda estão em situação crítica.
Padre Djacy Brasileiro, que é pároco da cidade de Pedra Branca e conhecido também pelo seu engajamento social, sobretudo nos assuntos relacionados à seca, liderou a mobilização ressaltando que o ramal beneficia milhares de sertanejos que residem na região que é uma das mais castigadas pela seca na Paraíba.
“Nós queremos também, como filhos do Vale do Piancó, receber água do Rio São Francisco. A região passa por uma crise hídrica muito grande, então o povo está aqui clamando urgentemente por água. É uma luta que está começando em defesa da inclusão do Rio Piancó no projeto da transposição”, reforça.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário